Prevenção a ISTs: Bloco do Prazer desfila no Jaraguá Folia

O Bloco do Prazer é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Coordenação do Programa IST/AIDS.

Criado há mais de 20 anos, o tradicional Bloco do Prazer, este ano com o tema Folia Sem Discriminação, desfilará em mais uma edição do Jaraguá Folia, que acontece na próxima sexta-feira (02). A partir das 17 horas, as camisas estarão disponíveis em frente à Fundação Municipal de Ação Cultural, na Praça Marcílio Dias. O bloco desfila a partir das 20 horas.

O Bloco do Prazer é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Coordenação do Programa IST/Ais. Nesta quarta-feira (31), as drag queens Paty Maionese, Rebeca big Mack e Lavínia Burtnner fizeram a chamada para o Bloco na sede do órgão ao som de muito frevo e distribuição de preservativos. Elas comandam o Bloco do Prazer na próxima sexta.

“Alegria está garantida no Bloco do Prazer. O folião, além de brincar e se divertir, vai se conscientizar da importância de usar a camisinha e fazer sexo seguro”, disse Paty Maionese.

A campanha de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no período carnavalesco tem a proposta de atrair atenção de público em uma ocasião onde há maior vulnerabilidade das pessoas. Além de distribuir 500 mil preservativos em Maceió durante todo o carnaval, a equipe do Programa IST/AIDS vai estar com diversos pontos de prevenção espalhados pela capital disponibilizando testes rápidos para a população.  “Vamos realizar a testagem para detecção do vírus HIV utilizando o fluído oral e o resultado sai em 15 minutos; a pessoa ao mesmo tempo que fica sabendo se tem o vírus HIV, tem também todo acompanhamento e orientação”, disse a coordenadora do Programa, Teresa Carvalho.

O trabalho de prevenção é realizado pela Secretaria de Saúde de Maceió durante todo o ano com orientações nas comunidades e a oferta de testes rápidos. Por mês, a Central de Abastecimento Farmacêutico distribui cerca de 800 mil preservativos para as Unidades Básicas de Saúde, que disponibilizam para população.

Segundo o secretário de Saúde, José Thomaz Nonô, a iniciativa chama a atenção da população para os cuidados necessários, especialmente durante o Carnaval.  “Queremos falar com o público trazendo uma linguagem descontraída para tratarmos de um assunto muito sério. Vamos levar a mensagem para população de maneira alegre e divertida, porém eficiente e disponibilizando serviços”, ressaltou.

Confira ações de prevenção

03/02 –  Ponto de Prevenção na praia de Pajuçara 9h às 16h (em frente ao Lopana);

02 a 08 /02 – Ações educativas em todas as Unidades Básicas de Saúde (intensificação das salas de espera, oficinas, orientações individuais e coletivas);

07/02 – Centro de Testagem e Aconselhamentos na  Unidade Básica de Saúde Vilage campestre de 8h às 11h;

09/02 – Distribuição de Preservativos durante o Bloco da Prevenção da Unidade Básica de Saúde Edvaldo Silva. Concentração às 8h e saída do bloco às 9h em direção às ruas de Fernão Velho (Goiabeira);

10 a 13/02 – Serão distribuídos  preservativos nos polos de Carnaval da Prefeitura de Maceió.

Ascom SMS

FacebookTwitterGoogle Bookmarks
  • 320 x 320 - Clipping