Prefeito Rui Palmeira entrega Ecoponto no Dique Estrada

O equipamento foi instalado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Slum, para minimizar o descarte irregular de resíduos na região

O prefeito Rui Palmeira entregou, na manhã desta quinta-feira (18), o Ecoponto Dique Estrada Pablo Ângelo de Almeida, localizado na Avenida Governador Teobaldo Barbosa, no Vergel do Lago. O equipamento foi instalado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), para minimizar o descarte irregular de resíduos na região.

Para o prefeito, a instalação do equipamento vai melhorar a destinação dos resíduos na região, reduzindo o descarte irregular. “Essa é uma das regiões mais problemáticas com relação à coleta, com vários pontos crônicos de lixo. A partir de agora, a Prefeitura conta com a participação da população para que o descarte regular vire rotina. Além disso, ainda existem aqui muitos carroceiros que trabalham com metralha e restos de poda, que são depositados nos canteiros e terrenos, mas agora podem ser entregues aqui”, destaca Rui Palmeira.

O Ecoponto também conta com uma rampa para facilitar o acesso dos carroceiros, que serão cadastrados e direcionados até o local de descarte. Com a ação, a Prefeitura pretende reduzir os custos da coleta e de manutenção do aterro, contribuindo para uma cidade mais limpa.

“A Prefeitura disponibiliza mais um importante equipamento que ampara os moradores e os trabalhadores que vivem desse tipo de coleta. A ideia é que esse lixo seja reaproveitado e que mais Ecopontos sejam instalados em áreas de descarte irregular da capital”, afirma o vice-prefeito Marcelo Palmeira.

O gestor da Slum, Davi Maia, explica que o Ecoponto Dique Estrada não receberá material orgânico, sendo usado somente para depositar resíduos sólidos, como materiais de sobra de construção civil, restos de poda, móveis e eletrodomésticos em desuso, compondo um ambiente limpo e salubre, evitando a proliferação de vetores.

“Uma obra simples e barata, mas que tem uma importância muito grande. Todos os dias, a Slum está nas ruas, retirando lixo de pontos irregulares e essa ação integra o serviço, porque nós estamos dando a opção de descarte regular. Essa é uma região endêmica e o Ecoponto vem para minimizar a situação”.

Com este, a população já dispõe de três Ecopontos na cidade de Maceió. Os outros são o Ecoponto Pajuçara, na Rua Campos Teixeira, que funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h, e recebe os mesmos materiais do Ecoponto Dique Estrada, e o Ecoponto do Sururu, que fica na orla lagunar e recebe as cascas do molusco.

Homenagem

O local recebe o nome de Pablo Ângelo, em homenagem ao servidor da Prefeitura de Maceió, que faleceu em 2017. Pablo trabalhou na Slum e na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Semds). Familiares do servidor homenageado participaram da solenidade de entrega do equipamento.

Ação educacional

Como ação educacional relacionada ao Ecoponto, a Slum irá colocar placas nos pontos crônicos de lixo que ficam próximo ao espaço. No material, será informada a distância até o local para o correto descarte dos resíduos.

Secom Maceió

FacebookTwitterGoogle Bookmarks
  • 320 x 320 - Clipping

Previsão do Tempo