• 800 x 220 - CLIPPING

TJ ofertará curso de mediação de conflitos para agentes da Ronda no Bairro

Capacitação terá noções básicas de mediação e solução de conflitos para militares que lidam diretamente com o problema

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) firmou, nesta segunda-feira (13), uma parceria com o Programa Ronda no Bairro, para fornecer aos agentes uma capacitação em mediação e conciliação de conflitos. O curso será promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

A capacitação terá 20 horas de duração com noções básicas de mediação e solução de conflitos. Atualmente, a Ronda tem 725 agentes de proximidade trabalhando, mas os que trabalham exclusivamente no programa terão prioridade na formação.

O coordenador-geral do Nupemec, juiz José Miranda Santos Júnior, explica que o intuito do curso é disseminar a cultura de paz. “Nossa função é disseminar a cultura da mediação e conciliação, e nada melhor do que perante pessoas que têm tanto contato com a comunidade. Então, ajudando-os a também disseminar a cultura da paz, estamos ajudando a melhor administração da violência que acontece na cidade”, salienta.

Para o presidente do TJAL, desembargador Tutmés Airan, com o treinamento, os policiais serão capazes de produzir melhores resultados nas ações do dia a dia.

“Quanto mais atuação prévia ao surgimento do processo a gente tiver, melhor. Eles podem evitar o conflito ou administrá-lo da melhor maneira possível, e nada melhor do que transformar esses policiais em mediadores. Eles estão espalhados pela cidade e lidam diretamente com o problema”, explica.

De acordo com o capitão Andrade, subcomandante da Ronda no Bairro, a capacitação traz muitos benefícios para a população. “Vai servir para deixar a sociedade um pouco mais pacífica. Fazer ações que não sejam truculentas, que venham com intuito de resolver um problema sem gerar outro, poder identificar qual o problema e levar, o mais rápido possível, a solução”.

O curso será ministrado pela supervisora do Nupemec, Moacyra Rocha. Segundo a servidora, o curso terá preparação teórica e prática para todos os agentes. “Vamos passar noções de como eles podem utilizar a mediação no trabalho do dia a dia. Eles estando capacitados em mediação, vão poder nos ajudar muito”, salienta.

O cronograma e o local da capacitação ainda serão definidos.

Por Thaynara Monteiro - Dicom TJAL

FacebookTwitterGoogle Bookmarks
  • 320 x 320 - Clipping