Programa Petrobras Distribuidora de cultura espera inscrições de peças da Região Nordeste

Seleção pública para circulação de espetáculos teatrais está aberta até 30/01

Produtores culturais, trupes e companhias teatrais de todo o Brasil têm até o próximo dia 30/01 para inscrever projetos na quinta edição do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura (PPDC), seleção pública específica para a circulação de peças no país. O objetivo é contemplar projetos teatrais profissionais, não inéditos, nas categorias adulto e infanto-juvenil, relevantes dentro do cenário cultural brasileiro. O investimento é de R$ 15 milhões para o biênio 2017/2018.

Na edição anterior, 58 peças teatrais da Região Nordeste se inscreveram, e dez foram selecionadas (da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, mais especificamente). É o que conta José Hilton, responsável pelo espetáculo "Flor de Macambira", do Ceará, que circulou por Candeias do Jamari (RO), Cantá (RR), Castanhal (PA) e Gurupi (TO), entre outras cidades: "Para nós, do Grupo Ser Tão Teatro, o Programa Petrobras Distribuidora de Cultura se mostrou bastante receptivo a projetos que democratizam e descentralizam o acesso à cultura, viabilizando que os quatro cantos do Brasil sejam presenteados com produções culturais de relevância".

Intercâmbio – Para democratizar o acesso de proponentes de todo o país, o programa manterá um sistema de cotas, que selecionará, no mínimo, 5% dos projetos inscritos por diferentes pessoas jurídicas em cada região. A expectativa é que o número de inscrições oriundas da Região Nordeste cresça.

Vale destacar também que 23 espetáculos oriundos das outras regiões puderam se apresentar em diversas cidades da Região Nordeste, no âmbito do PPDC, permitindo um grande intercâmbio de culturas e saberes.

Outras iniciativas de sucesso em edições anteriores também continuarão: como os encontros com grupos de teatro locais, para compartilhar experiências, em todas as cidades da circulação; ações formativas e a utilização de recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, como tradução para Libras e/ou audiodescrição.

O PPDC é uma parceria da Petrobras Distribuidora com o Ministério da Cultura. Desde 2009, ele contemplou 240 peças teatrais, que fizeram um total de 2.650 apresentações em 150 municípios de todos os estados, com um público superior a 650 mil espectadores. O regulamento completo está disponível em www.br.com.br/cultura

com Agência Petrobras

FacebookTwitterGoogle Bookmarks

Previsão do Tempo